“é como uma volta ao passado”…por Lucy Gorayeb Mourão

na escadaria de casa

na escadaria de casa

È como uma volta ao passado para recordar a trajetória da família Gorayeb em terras brasileiras.

Assad Elias Assad Gorayeb e Nassar Haje Aoun casaram no Líbano, na cidade de Damaur, cidade situada proximo da capital Beirute. Desta união, tiveram oito filhos: Assad Elias Assad Gorayeb; Habib Elias Assad  Gorayeb; Osta  Elias Assad Gorayb;  Nabil Kalil Elias Gorayeb; Nadimer Kalil  Elias  Gorayeb e três mulheres. Sendo duas eram religiosas, moravam no convento e uma casou no Líbano, Araxa, tendo um filho e ficou viúva.

Assad Elias Assad Gorayb ainda jovem veio aventurar-se no Brasil, no ano de 1921 no navio, chegando ao Rio de Janeiro e depois foi para Castanhal onde tinha patricios não demorando para chegar em Belém.

Voltou ao Rio de Janeiro, porque o médico recomendou para fazer a estação de águas no Estado de Minas Gerais. chegando no Rio de Janeiro conheceu a família de Hafe Aoun  e Lamia Haje Aoun que era constituída de oito filhos: Zehde, Damea, Anice e Astir e os  homens Elias, Habib, Nabil e Afif.

Ao conhecer Zehed, Assad ficou apaixonado, pedindo-a em casamento, o que aconteceu no dia 21 de maio, na igreja de São Jorge no Rio de Janeiro, no ritmo Maronita e depois no cível. Pois, o Líbano na sua constituição não tem casamento civel, só tem o religioso que não é reconhecido nos países democráticos. Por isso, o libanês chagando ao Brasil casado, era considerado solteiro. para regularizar a situação era necessário enviar para a embaixada a fim de validar o seu casamento religioso, o registro.

Assim como o catolicismo Maronita não reconhece o Vaticano, eles tem o Patriarca onde dita as leis. entre elas o casamento dos padres maronitas. Ao se ordenar padre domingo ele, realiza no sábado o casamento e já se ordena casado.

O regime do governo do Líbano é o parlamentarismo, e a constituição obriga que o presidente seja católico Maronita enquanto o primeiro -ministro pode ser Mulculmano.

memórias brasileiramente, libanesas!

memórias brasileiramente, libanesas!

O Líbano é banhado pelo mar mediterraneo e Damour é uma cidade localizada a trinta minutos, próximo da capital Beirute.

Chegando, já casado,  em Belém, e devido a diferença de idade e serem imigrantes, eles ficaram detidos dois dias na ” aderaneira”, em seguida foi liberado residindo algum tempo no hotel América, na esquina da João Alfredo com a avenida Portugal. Seguiram , depois para Castanhal, passados alguns meses, vindo estabelecer-se em Belém.

Em 1921 instalou o comércio de varejo “CASA AMERICANA”, onde constituiu sua familia formada por oito filhos, sendo seis mulheres: Fátima, Zena, Avia, Lucy, Linda e Damia e dois homens José e Elias.

Assad Elias Assad Gorayb fundou a firma A. Gorayeb & Cia., no mes de julho de 1921. ainda hoje administrado por seus descendentes e permanecendo na estrutura do imóvel.

casal libanês

casal libanês

Adquiriu o imóvel através do emprestimo pela Caixa Economica Federal com a ajuda financeira do banco do estado do Pará. Hoje, o predio é tombado pelo patrimõnio histórico.

Assad Elias Assad Gorayeb  faleceu em 01 de setembro de 1957 e Zehde em 20 de julho de 1977.

depoimento escrito e cedido por Lucy Gorayeb Mourão em 25.06,2008

~ por Karine Jansen em Setembro 3, 2009.

3 Respostas to ““é como uma volta ao passado”…por Lucy Gorayeb Mourão”

  1. PARABÉNS PELO PELO SITE. EU E MINHA FAMÍLIA (MINHA MULHER É DAMEA GORAYEB, FILHA DE FÁTIMA, SOBRINHA DE LUCY)FICAMOS MUITO SATISFEITOS.

  2. Conheço muito pouco a respeito do meu nome e curiso em saber mais sobre entrei neste site. É bom saber um pouco…
    Joab Gorayeb

  3. MINHA HISTÓRIA É INCRIVELMENTE MUITO PARECIDA COM ESTA.
    MEU BISAVO, HALIM KARIZ FAHAD HABIB GORAYEB TAMBEM ERA DE DAMAUR E TAMBEM TINHA DUAS IRMÃS RELIGIOSAS. SEUS PAIS ERAM KARIM E AFIFE E SEUS IRMÃOS ERAM YOUSSEF, SALMA, LEILA E NAJLA.
    ME ENVIE UM E-MAIL, OBRIGADO!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: