Vô Anaisse e sua vinda para o Brasil. por Lene Menezes

Bem, as vezes eu gostaria muito de ter nascido naquela época e vivenciar tudo o que contam minha,mãe,tios e tias. Tudo começou quando meu avô,José Anaisse Cosme…ah! Antes que eu esqueça:ele era analfabeto. Então meu vô Anaisse veio de Beirute para o Brasil,aproximadamente na década de 20,com seus irmãos:Alexandre,Inácio e Beduê. E no Líbano ficaram as irmãs: Hanney, Badura e Sara.

Segundo minha mãe, meu avô era um homem: baixo, gordo, moreno claro, olhos castanhos,usava bigodes e apesar de analfabeto,ele era muito esperto para os negócios.Era um homem bom, chorão e se emocionava com facilidade.Gostava de guardar dinheiro e de alimentar muito bem sua família…por falar nisso,minha mãe conta que,ele gostava de guardar os alimentos mais gostosos em uma geladeira movida à querosene.

Meu avô começou suas atividades comerciais aqui no Brasil como Mascate,onde caminhava de porta em porta vendendo tecidos. E foi em uma dessas portas abertas que conheceu minha avô: Anízia, provavelmente na cidade de Capanema…onde ela morava com a madrinha. Minha avó Anízia era filha de nordestinos e era bem visível nela algumas características(de nordestinos) como a cor. Era branca mas tinha uma pele queimada pelo sol, olhos azuis, feições de braba e muito boa de serviço (Dizem que pareço com ela).

Eu ainda tive a sorte de conhecê-la e cheguei comer algumas vezes de sua comida…huuum, que saudade que deu!Não lembro exatamente o ano em que ela desencarnou,mas eu era criança.Foi um velório triste,mas bonito: todos os primos,tios,tias…meu pai que já estava separado de minha mãe,veio de longe para o velório de minha vó. Ela morreu de câncer….se não falha a memória, foi no estômago… lembro que depois desse acontecido, fiquei dias e dias com aquela imagem em minha cabeça:a de minha avó naquele caixão…linda e com sua força indo embora.

Bom voltando um pouco…quando meu avô foi oferecer os tecidos na casa de minha vó Anízia,foi amor à primeira vista. Dias seguintes começaram um namoro e logo depois casaram. Tiveram oito filhos:4mulheres e 4 homens… entre eles, meu pai: Alexandre , com quem minha mãe teve nove filhos:6 homens e 3 mulheres …entre elas,”EU”. Rs

Então,meu avô já casado e com a venda de tecidos indo bem,resolveu abrir uma loja; onde além de tecidos,vendia também: remédios, alimentos e alguns aviamentos. Meu avô sentia falta ,não “lá da terra”(assim que ele chamava), mas sim dos parentes que lá deixou. Então como meu avô era analfabeto, resolveu ensinar a língua libanesa para meu tio Elson(Soldado da Aeronáutica), onde esse meu tio passou a escrever as cartas para meu avô se comunicar com seus parentes que ficaram em Beirute. Era de costume, meu tio Elson responder as cartas à noite quando chegava do trabalho. Já meu avô, ao receber as correspondências de sua terra,reunia a noite na calçada com seus vizinhos também libaneses: Abrahão e Jamil e assim meu avô contava aos dois sobre cada carta recebida. Bom,mas infelizmente pouco tempo depois,meu tio Elson desencarnou e para meu avô, essa perda foi muito difícil. Então quem passou a escrever as cartas para que meu avô continuasse a se corresponder com seus parentes,passou a ser seus vizinhos libaneses(Abrahão e Jamil). Os anos foram passando,meu avô Anaisse desenvolveu uma hérnia,operou,mas ficaram seqüelas…desde então a saúde foi ficando cada vez mais frágil…até que no dia 23 de julho de 1965 ,meu avô desencarnou,vítima de um ataque no coração.

 E a partir de então,minha avó Anízia, ficou só com os filhos e netos, tentando dar continuidade aos negócios que meu avô começou…e não podia ser diferente,hoje, a maior parte de meus tios,tias e primos,vivem de seu próprio negócio. Essa é um pouquinho da história de vida que teve meu avô Libanês desde que veio ao Brasil na década de 20.

 

Tia Sara com meus primos

~ por Karine Jansen em Novembro 23, 2009.

Deixe uma Resposta

 
