Casa Salomão, um mercado de variedades

Julieta Salomão Mufarrej

texto de Carlos Vera Cruz – graduando de licenciatura em teatro

Entrevista com Julieta Choueri Salomão Antônio Mufarrej, proprietária da Casa Salomão, realizada no dia 25 de novembro de 2009 no próprio estabelecimento.

Há mais de cem anos a Casa Salomão vende tecidos e miudezas. Localizada na Av. Magalhães Barata, em frente ao Museu Emílio Goeldi, ou seja, fora do centro comercial de Belém, é uma das mais tradicionais lojas da cidade de proprietários libaneses.

A própria atmosfera da loja remete ao passado. Um casarão estilo colonial com um amontoado de produtos. De tecidos e miudezas a objetos de decoração e ferragens. E foi em meio a rolos de tecido e caixas de botões que Dona Julieta concedeu esta entrevista.

Seu pai, o Sr. Salomão Antônio Mufarrej, emigrou para o Brasil, por volta de 1897, 98. Veio com a esposa para Belém, por indicação de uma sobrinha libanesa na cidade que emigrou com o marido antes. No Líbano trabalhava na lavoura, em uma quinta da família. Aqui passa a trabalhar como mascate, vendendo miudezas pelas ruas. Não falava português, apenas árabe e francês, segunda língua do Líbano na época. E por este, teve certa facilidade em aprender aos poucos a língua local. Três anos depois chega o tio, Pedro Antônio Mufarrej, para trabalhar com o irmão. Vendiam tecidos e miudezas a pé, chegando aos limites da cidade na época, o Marco da Légua1.

Depois começaram a fazer batelão2 pelo baixo amazonas. Ficam alguns anos fazendo regatão, e em 1907 criam a loja Salomão Antônio e Irmão, uma loja de quatro portas na Av. Independência, atual Magalhães Barata (mesmo local até hoje). Depois compram outras duas casas adjacentes e expandem a loja.
Chegam do Líbano outro irmão e os sobrinhos, e todos em sociedade criam Salomão Antônio e Cia.
O Sr. Salomão adoece e decide fechar a firma. Dois sobrinhos abrem seu próprios negócios. Sr. Salomão morre, Dona Julieta tinha 16 anos. A loja fica fechada um período, e depois dos filhos já adultos a mãe de D. Julieta decide reabri-la. Os sobrinhos doam mercadorias e Dona Julieta vai trabalhar na loja com a mãe. O irmão mais novo vai fazer “praça” no interior. Levava a mercadoria dos primos para vender. Orientadas pelos primos, Dona Julieta e a mãe diversificam os produtos da loja. Além de tecidos e miudezas, ferragens, louças, roupas, etc.

“Quanto mais variedade, mais venda. A gente nunca tira uma mercadoria da vista do freguês, um dia alguém vai ver e compra.”

Julieta Mufarrej

Talvez seja por isso que não é difícil observar na loja produtos que parecem ter saído de um antiquário com produtos recém chegados. Eles dão a Casa Salomão um clima de mercado não só de objetos, mas um mercado de memórias.

1 – “Belém ainda conserva seu primeiro Marco da Légua, de bela confecção em pedra granítica, assentado no canteiro central da Av. Almirante Barroso, quase à esquina do Boulevard Dr. Freitas, que deu nome, mais tarde, ao modelar bairro residencial belenense criado na intendência Antonio Lemos.”
Sérgio Pandolfo
Original de: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1805250

2- batelão: nome da embarcação utilizada pelos mascates para fazer o comércio de regatão.

“O regatão é um mascate, um negociante ambulante, exercido geralmente pelo turco, sírio ou libanês.
O regatão estabelece-se na foz dos grandes rios; ali, ele enche os batelões de cachaça, querosene, sal, charque, fósforos, fumo, munição para armas de fogo, quinquilharias, fazendas ou tecidos ordinários, roupa-feita para homens e mulheres, agasalhos, cobertores e mil bugigangas outras.
Lotados, os batelões, se assemelham a verdadeiros bazares, flutuantes. O regatão sobe os rios à procura da freguesia, composta de seringueiros à margem dos afluentes do rio Amazonas”.
CARVALHO, Hernani de

Original de: http://www.jangadabrasil.com.br/junho34/of34060c.htm

~ por Karine Jansen em Dezembro 17, 2009.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: