Bispo Maronita visita libaneses em Belém

matéria publicada em a voz de Nazaré

http://www.fundacaonazare.com.br/voz/ler.php?id=1201&edicao=40

Bispo maronita visita libaneses em Belém
 

A comunidade Libanesa do Estado recebeu esta semana, a visita do arcebispo maronita, Dom Edgard Madi. Durante os quatro dias em que esteve em Belém o prelado presidiu missa na igreja São João Batista, no bairro da Cidade Velha e visitou a comunidade libanesa que se encontra em Belém. “O objetivo principal é que, como arcebispo maronita, tenho a obrigação de visitar e conhecer as comunidades maronitas que existem pelo país. Aqui em Belém existe uma comunidade maronita; somente no clube Monte Líbano estão filiados mil pessoas, mas eles não possuem ainda paróquia, por isso estou aqui para que, com o apoio de Dom Orani, possa estabelecer essa paróquia”, diz Dom Madi. “Não há uma previsão de quando ela será concluída. Uma referência é a igreja de São João Batista, que parece um bom lugar, pois ela já possui uma imagem de Nossa Senhora do Líbano”, continua o bispo.

Atualmente no Brasil existem cerca de 8 milhões de libaneses e descendentes, quatro milhões destes fazem parte da sociedade maronita; organizados em 10 paróquias localizadas nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre. A maior comunidade encontra-se no Estado de São Paulo. Em Belém, a sociedade existe desde 1980, mas somente agora uma paróquia deve ser efetivamente constituída. “Também tenho a missão de ajudar esses libaneses a ter uma dupla cidadania. Hoje temos um site chamado ‘Sou Libanês’ que dá mais informações”, comenta Dom Madi. Apesar dos libaneses encontrarem-se por todo o país, poucos são o lugares onde a comunidade pode se reunir. Esse distanciamento entre elas foi percebido pelo bispo que, com pouco mais de um ano na função, tem como missão estabelecer a unificação da sociedade maronita no Brasil. “Este é um desafio muito grande. Os libaneses estão espalhados pelo país, e não há paróquias e escolas, que são um instrumento de conservação da cultura libanesa. Na maioria desses lugares, inclusive aqui em Belém, considero a falta de paróquias um dos maiores entraves para essa unificação. Eu vejo essas comunidades como ovelhas sem pastor para orientá-los”, afirma Dom Madi.

HISTÓRIA

 

A Eparquia Maronita existe no Brasil desde 1962. Essa comunidade funciona de forma particular, seguindo ritos orientais, mas trabalha em plena comunhão com a Igreja Católica Romana. “É importante destacar que a Igreja Maronita é uma Igreja Católica que reconhece a autoridade do Papa. Fundada por São Pedro antes de ir para Roma, por isso é um Igreja Católica Apostólica Romana Oriental”, observa Dom Madi. Mesmo reconhecida como católica, a Igreja Maronita possui peculiaridades, por exemplo, durante a celebração da missa. “Nós possuímos uma estrutura diferente, celebramos a missa em aramaico que é a língua genuína de Jesus. Além disso, temos um Patriarca que seria o chefe maior que vive no Líbano. E no Oriente, os homens podem se casar antes de serem ordenados. Então um maronita pode ser ordenado padre mesmo sendo casado, mas depois de ordenado um padre solteiro não poderá mais casar, e para bispo é necessário ser sempre celibatário”, ensina o bispo.

Dom Edgard Madi também comentou sobre a emoção que sentiu ao presidir a missa na Igreja de São João Batista, no último domingo. “Gostei muito, percebi a emoção da comunidade libanesa e seus descendentes. Isto é muito importante para que todos se sintam ligados”. O bispo aproveitou para agradecer a colaboração do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Orani João Tempesta. “Dom Orani ajudou a Igreja Maronita quando ainda era bispo de São José de Rio Preto, em São Paulo. Graças ao seu conhecimento ele, também aqui em Belém, veio nos ajudar novamente. Gostaria de frisar este agradecimento especial”, destaca Dom Madi.

~ por Karine Jansen em Março 27, 2012.

2 Respostas to “Bispo Maronita visita libaneses em Belém”

  1. Olá, Eu moro em Istambul sou casada com um turco e gostaria de saber se em Belém existe uma comunidade turca. Sei que o seu blog é sobre o Líbano, mas como Belem é uma cidade onde todo mundo se conhece talvez voce saiba.Obrigada

  2. http://www.revistaeletronica.ufpa.br/index.php/ensaio_geral/article/viewFile/159/84

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: